segunda-feira, 28 de junho de 2010

Socorro a um derrame

Dois artigos recentes tratam do comportamento das pessoas diante de um caso de derrame. É um tema crucial, já que a prontidão e a qualidade do socorro são fatores fundamentais para a saúde do paciente após a ocorrência de um episódio como este.
O primeiro artigo, resultado de uma pesquisa realizada conjuntamente pela instituição Healthy Women, pela  National Stroke Association e pelo American College of Emergency Physicians, alerta para o fato de que apenas 27% das mulheres entrevistadas conseguiram citar mais que dois sintomas característicos de um derrame.
Já o segundo artigo, publicado no periódico Stroke: Journal of the American Heart Association, mostra que, segundo pesquisa com uma amostra de mais de 4.800 pessoas realizada pelo Michigan Department of Community Health, apenas 14% dos entrevistados chamariam uma ambulância ao perceber os principais sintomas que sinalizam a ocorrência de um derrame.

Artigos:
People who recognize stroke symptoms still may not call 9-1-1
Majority of U.S. Women Have Limited Knowledge of Stroke Symptoms, Risks

Um comentário:

  1. Olá, blogueiro!

    O SAMU 192 e as UPAS 24h estão unidos para aprimorar o atendimento de saúde para todos os cidadãos brasileiros. O SAMU fará o primeiro atendimento ao paciente, que será encaminhado às UPAS 24h para ser tratado de acordo com a gravidade do seu caso.

    Você pode ser parceiro deste programa divulgando-o utilizando banners, vídeos, selos e muito mais. Para solicitar esses materiais, basta entrar em contato conosco pelo e-mail comunicacao@saude.gov.br.

    Saiba mais sobre o programa acessando o site www.upasamu.com.br.
    Participe! Divulgue os benefícios das UPAS 24h e do SAMU 192.


    Obrigado,


    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir