sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O futuro da obesidade nos EUA

Alguns artigos publicados recentemente nos EUA nos dão uma idéia de como a epidemia de obesidade vem se comportando no país, qual o prognóstico para os próximos anos e o que se pode fazer a respeito.
O primeiro artigo foi publicado em The Journal of the American Medical Association e relata estimativas da incidência de obesidade na população, considerando fatores como sexo, raça e idade. Os dados foram compilados na National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES). Na maior parte dos grupos populacionais, o número de obesos ultrapassa a marca de 30%.
Já o segundo artigo, publicado pela Robert Wood Johnson Foundation, analisa os resultados da mesma pesquisa para constatar o declínio das taxas da doença entre crianças de 2 a 5 anos, ao mesmo tempo em que chama a atenção para o fato de que o índice de massa corporal dos meninos mais obesos entre os 9 e 16 anos continua crescendo.
Finalmente, o terceiro artigo, publicado pela Oregon State University, investiga a conexão entre a diminuição das atividades recreacionais oferecidas às crianças e o aumento da incidência de obesidade entre elas. Segue daí a recomendação às autoridades governamentais de que não permitam a redução dos parques públicos nas cidades do país.

Artigos:
Prevalence and Trends in Obesity Among US Adults, 1999-2008
Robert Wood Johnson Foundation Statement Regarding Release of Estimates of Obesity Prevalence Among U.S. Children and Teens
Parks and recreation programs declining as obesity, health concerns rise

Nenhum comentário:

Postar um comentário