sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Estudos sobre a depressão

A depressão é um dos males que aflige as sociedades modernas de maneira mais severa. Trouxemos, hoje, três artigos que tratam deste tema.
O primeiro artigo mostra as conclusões de pesquisadores do Columbia University Medical Center, que indicam que a ocorrência de episódios depressivos e pensamentos suicidas entre os jovens pode estar ligada à falta de sono.
Já o segundo artigo fala sobre as conclusões de pesquisadores do University of Michigan Health System, publicadas no American Journal of Obstetrics and Gynecology, sobre os riscos do desenvolvimento de depressão entre as mulheres grávidas e a necessidade dos médicos estarem preparados para identificá-la, previní-la e tratá-la.
Encerramos com um artigo que relata os resultados de investigação realizada por pesquisadores das universidades Harvard, UCLA, University of Michigan e Wayne State University que mostra que apenas metade dos americanos diagnosticados com depressão severa recebem tratamento para a doença e que somente um quinto dos mesmos são tratados de acordo com as práticas protocolares correntes.

Artigos:
More Sleep May Reduce Depression in Teenagers
Pregnant women at risk for depression if stressed, lack social support
Researchers from Wayne State University, University of Michigan, Harvard and UCLA report too few Americans with Major Depressive Disorder receive adequate care

Nenhum comentário:

Postar um comentário